Educação Financeira para crianças

Ensinando os pequenos a poupar dinheiro

clip

A maioria dos pais concorda que a educação financeira é uma das coisas mais importantes para ensinar aos filhos. Na verdade, é por isso que alguns pais começam a poupar para os seus filhos antes mesmo que eles tenham nascido.
Se você abrir uma conta para seu filho quando ele ainda é pequeno, ele pode começar a administrá-la a partir dos sete anos. Contas-poupança são uma boa opção para ensinar a
importância da economia para os filhos.

“Às vezes, todos temos de esperar pelas coisas que queremos. Não importa a idade dos seus filhos, aprender essa lição vai ajudá-los a planejar seus orçamentos e a poupar melhor à medida que crescem”, diz Louise Hill, COO e co-fundadora da goHenry, uma empresa que oferece cartões de débito pré-pagos para crianças e adolescentes.
“Quando se trata de poupar, é importante ajudar seus filhos a
definir metas de curto prazo e de poupança de longo prazo.
A ideia é que eles entendam o que é um objetivo: o planejamento e a conquista”, explica Hill.
Confira as dicas de Hill para que seu filho comece uma poupança e lições financeiras que você pode ensiná-los a qualquer hora, em qualquer lugar.


Querer não é poder

Cada ida ao supermercado ou a uma loja não é desculpa para que seu filho compre alguma coisa. Na verdade, é uma oportunidade de aprender sobre finanças, diz Hill.
“A boa notícia é que o aprendizado pode começar
nas visitas às lojas. Antes de ir a uma loja ou um supermercado, as crianças e adolescentes têm de saber por que vocês estão indo lá.”
É importante deixar claro o que você quer comprar, seja comida para o jantar ou um presente de aniversário para um amigo. Isso ajuda a ensinar aos seus filhos que entrar em uma loja nem sempre significa comprar algo para eles.

Ebook2
Gastar dinheiro significa fazer escolhas

Em termos de poupança e educação financeira, a ideia de escolha é muito importante, explica Hill. “É algo que fazemos automaticamente como adultos.”
Como mostrar a seus filhos como isso funciona? Hill dá o exemplo das crianças que pedem uma bebida refrescante num café: delicioso, mas caro.
Como pai, você pode sugerir que ele não gaste com isso, ou seja, se você não tomar um aqui, podemos guardar o dinheiro para algo que você quer no futuro, como um livro ou brinquedo.
“Eles podem escolher a bebida refrescante, mas estarão cientes de que há uma escolha, e a ideia de agora ou mais tarde também é uma boa introdução para as realidades da vida.”

A mesada

Ter controle sobre o próprio dinheiro é uma maneira de seus filhos aprenderem a administrá-lo. Estamos falando de dinheiro de bolso: a mesada vai ensinar as crianças a equilibrar o orçamento e fazer escolhas sobre o que eles querem e precisam.
A chave para fazê-la funcionar? Seja claro sobre o que você espera que a mesada cubra (ou seja, a passagem de ônibus para a escola, almoço, filmes com amigos, roupas etc). “Certifique-se de que eles entendam que, quando acabar, acabou”, diz Hill.


Seu dinheiro pode aumentar se você guardar

Este é o ponto em que você começa a ensinar a seus filhos que, só porque eles têm dinheiro, eles não precisam gastá-lo imediatamente. Eles podem decidir guardar uma parte dele e vê-lo transformar-se em mais dinheiro.
Não é uma tarefa fácil, com a tentação de gratificação instantânea (e aqueles ótimos presentes em dinheiro que você ganhava dos seus avós). Mas é possível.
Hill recomenda sugerir para os filhos que eles guardem uma parte do dinheiro que receberem (presentes, dinheiro de bolso etc.). Como um parâmetro, 10% é um bom número.
Isso vai permitir que eles criem o
hábito de poupar, sem se sentir privados no momento. Ninguém quer apenas poupar. Assim como os adultos, é importante que as crianças passem pelo ciclo completo de ganhar, poupar e gastar, para aprender sobre orçamento e compreender o valor do dinheiro.
Dar independência em relação ao uso do dinheiro desde cedo é fundamental para que eles sejam responsáveis mais tarde na vida.

O dinheiro cresce ao longo do tempoBanner3a

Ensine às crianças o conceito simples de juros e explique que não importa a quantidade de dinheiro para começar a economizar.
“Lembre seus filhos que eles têm algo na manga quando se trata de investir. Tempo.”
“Não importa se for pouco dinheiro, eles têm a oportunidade de construir uma reserva ou até mesmo uma independência financeira! Essa é a beleza dos juros.”

Fonte: Huffpost Brasil - http://goo.gl/3pp86J

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...